7 de mar. de 2007

Renata Freitas
















Renata Freitas é ecóloga e trabalha com comunidades tradicionais. Gaúcha de Pelotas, atualmente mora na Bolívia, mas esteve por Laguna/SC, onde trabalhou com pescadores artesanais, e em Eirunepé/AM, onde desenvolveu um projeto de etnoecologia com os povos indígenas Kulina e Kanamari.

Indicada por:
Ricardo Calovi

Indica a:
Ricardo Calovi
Ieve Holthausen
Thiago Piccoli





meninas de potosí
meninas de potosí durante a feira de ciências de camargo, em 2005.
apesar da câmera simples e da total falta de pretensão de fotografar essas meninas artisticamente, a imagem é a que mais me encanta de todas que fiz até hoje.
câmera: sony cybershot 4.1mp.




diablada
diablada do carnaval de oruro, bolívia. dança entre o diabo das minas de prata e o arcanjo miguel. os mineiros adoram ao diabo, el tío, que vive nas profundezas das minas e é dono de toda riqueza que existe lá, enquanto os católicos adotaram a virgen del socavón para proteger os próprios mineiros. é a luta entre o bem e o mal demonstrada magnificamente através de uma dança.
câmera: canon rebel xt.



madija
amazonas, 2003. família kulina comendo macaxeira às 6 horas da manhã, na aldeia cedro acre. é o povo do "manacco", regido pelo princípio da reciprocidade. não existe palavra como "obrigada" ou "por favor", tudo o que uma pessoa faz para outra um dia volta, na forma de trabalho, comida ou algum tipo de ajuda. câmera: pentax k1000, filme PB.

5 comentários:

Ricardo Calovi disse...

Quem bom ver estas tuas fotos por aqui! Sempre lindas e criativas!

Luiz Felipe Castro disse...

Gostei de ver, me sensibilizei.
As meninas estão lindas, a história del diablo é fantastica, os indios estão certos, vivo em uma cultura diametralmente oposta a essa, cheia de por favores, obrigados, com licensas, pura hipocresia.

cíntia disse...

que lindas fotos escolheste renata. cheias de emoção e impregnadas da tua memória. muito lindas.
beijos

Unknown disse...

que belos recuerdos, guria!

grande abraço,

samanta disse...

as fotos da renata são todas lindas. não a conheço pessoalmente, mas a admiro de longe. não apenas pelas fotos (que são incríveis), mas pela vida que leva (que inveja sair explorando o mundo!) e pelo respeito que ela tem pelas pessoas que fotografa. :)