1 de mar. de 2007

Ricardo Calovi











Ricardo Calovi é arquiteto formado pela UFRGS e é colaborador do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Arquitetura da mesma universidade. Morou na alemanha e desde 1994 é fotógrafo free lancer de arquitetura. Atualmente está com a mostra “A Arquitetura de Porto Alegre no Período Positivista” em exibição no Memorial do RS.

www.flickr.com/photos/calovi

Indicado por:
Renata Freitas

Indica a:
Luis Felipe Castro
Vinicius (Nadar)
Renata Freitas




rose

Casapueblo, Punta Bellena – UY. A simplicidade da cor suave e silhueta marcante contra o fundo acinzentado e as linhas das taquaras em diagonal fez desta eleita.
Esta foto foi feita durante o tradicional poema que é diariamente declamado exatamente no pôr-do-sol pela voz do autor, Carlos Paez Vilaró, o que me trás uma maravilhosa lembrança.


forum at sunrising

Roma a cidade eterna. Simplesmente a silhueta do Forum Romano pela luz do sol que está por nascer na cidade eterna. Para mim, um arquiteto, visitar este local é a realização de um sonho. O Forum é uma ótima aula, e mesmo em ruínas, demonstra sua elegante grandeza em delicadas proporções.



///”\

Guindastes de Porto Alegre, da série, “guindastes silenciosos do porto de Porto Alegre”. Outra silhueta, esta geométrica, de contraste intenso e monocromática. Para os porto-alegrenses, o porto é um “corpo estranho” à cidade, que foi privada por um muro e uma visita ao local só é possível mediante autorização. Curiosamente um dos cartões postais da Porto Alegre é a vista do porto, observado pelo rio, mas quem está na cidade não tem mais este contato.





BIO

Minha ligação com fotografia vem desde muito jovem, como muitas crianças, sempre me encantou o fato de poder registrar momentos, experiências e sentimentos. Talvez a responsável por esta paixão seja minha própria mãe, quem me emprestava seu equipamento para eu mesmo experimentar a agradável sensação de poder mostrar como vejo o mundo. Com o passar dos anos tive a felicidade de ter amigos, também entusiastas da fotografia, que sempre me incentivaram. Comecei meus estudos nas cadeiras de fotografia que a faculdade me proporcionou, e desde então não parei mais de ler e estudar fotografia, seja por livros, compartilhando experiências com colegas e observando os mestres.

Apaixonado pela minha profissão de arquiteto, tenho na fotografia uma ferramenta para aprimorar meus conhecimentos, tanto de arquitetura ao observar os prédios com olhos de fotografo como os de fotografia ao olhar como arquiteto. Meus caminhos que trilhei me levaram à lugares nunca dantes por mim sonhados, como forma de reconhecimento deste privilégio, sempre procurei registrar as coisas como elas são, tentando captar o genius locci ou o espírito do lugar. Admiro e respeito todas as culturas e povos e procuro sempre ver o que cada um tem a somar para um mundo cada vez mais harmonioso.

O maior prazer é ver que a fotografia é uma forma de expressão e de arte. Raramente temos duas fotos iguais, pois cada um atribui seu modo de ver a mesma coisa. Mesmo ao tentar refazer uma foto do mesmo objeto, nunca será igual, pois o encanto da fotografia está deixar transparecer a sensibilidade que há por trás da lente naquele instante.

6 comentários:

Renata Freitas disse...

a estréia não poderia ser melhor! lindas fotos, lindas!

/corbata1982 disse...

concordo contigo, Renata.

admiro o trabalho do Ricardo há tempos.

Anônimo disse...

Eu gosto do que o Ricardo faz e diz. Acho que poucas vezes encontrei alguem com uma visão espacial tão bonita como a dele. Suas fotos mostram isso.

Ricardo Calovi disse...

obrigado pessoal, ainda mais vindo de talentos como vocês! é um privilégio poder estar aqui, ao lado de vocês e colaborar com este interessante projeto da Renata.

Flávio Ilha disse...

Ricardo, sou jornalista, editor da revista Aplauso, e gostaria de conversar contigo com uma certa urgência sobre uim projeto de fotografia. Se leres este comentário, podes me ligar: (51) 3230.3515.
obrigado

Anônimo disse...

Andre Baggio - Oi Ricardo, belo trabalho, legal ver um ex-colega produzindo um material legal assim. Podes me mandar um email em andrebaggio@yahoo.com ? Abracos.